É preciso cuidados especiais ao usar lentes, sombras, recortes e imagens com fundo transparente, principalmente quando forem aplicados no CorelDraw. Isso acontece porque nem sempre esses recursos são interpretados como deveriam pelos softwares de impressão, podendo ocasionar variação nas cores e outros problemas.
É preciso cuidados especiais ao usar lentes, sombras, recortes e imagens com fundo transparente, principalmente quando forem utilizados com o CorelDraw. Isso acontece porque nem sempre esses recursos são interpretados como deveriam pelos softwares de impressão, podendo ocasionar variação nas cores e outros problemas.
Ajustando efeitos para impressão
Os gradientes (degradês) deverão ser criados em cores CMYK e não em lentes e transparências. Outra forma de evitar problemas é fazer fusões das imagens que se sobrepõem por lentes e transparências com o fundo (sempre observando que tudo esteja em CMYK e no mínimo 300 dpi).
Além disso, evite utilizar lentes e efeitos de transparência sobrepostos a textos, pois, ao imprimir, o texto poderá ser convertido em bitmap, prejudicando sua legibilidade.
Convertendo os textos em curvas
Para evitar conflitos de versões de fontes, crie uma cópia do arquivo e converta todo o texto em curvas (Ctrl + Q) antes de nos enviar o arquivo. Se preferir enviar o arquivo com o texto editável, mande-nos todas as fontes utilizadas.