Todos os anos o design cria tendências, seja em cores com a cor Pantone do ano, seja em estilo e conceito. 2020 trouxe muito mais que apenas um conceito novo, trouxe funcionalidades e necessidades devido ao distanciamento social e ao aumento de delivery. Aqui listamos o que não pode faltar na sua embalagem e que, com certeza, aumentará o impacto delas para seu consumidor final.
Embalagens mais criativas
A embalagem agora é o principal ponto de contato com o consumidor. Por isso, cores e uma comunicação intimista são a bola da vez. Na ausência do contato em loja, do manuseio do produto, a embalagem é o ponto focal do consumidor. Apostas pela embalagem como “obra de arte”, texturas fluidas, orgânicas e o colorido ganham destaque.
Experiência
Oferecer uma experiência ao consumidor na abertura da embalagem também vem sendo ponto de destaque. Trabalhar a identidade visual no papel de embrulho, brindes e na possibilidade da embalagem ser útil em outras atividades virou tendência. Vale lembrar que os códigos QR com conteúdo exclusivo ou experiência de realidade aumentada são cativantes para os públicos mais jovens.
Segurança
A insegurança dos consumidores no recebimento das embalagens e na sua constante higienização, fizeram com o que o público identificasse lacres e camadas de proteção como itens essenciais na prevenção do coronavírus. Várias marcas também abandonaram o plástico e optaram por substituí-las para o papel ou papelão, uma vez que o ciclo de vida do vírus é bem menor em superfície com fibra.
Respeito ambiental
Embalagens de papel, papel cartão e papelão, além de serem recicláveis, também podem ser feitas de fibras recicladas! Dos 4,97 milhões de quilos de aparas coletadas no Brasil destinadas à reciclagem, cerca de 78% são provenientes de caixas de papelão ondulado. Ou seja, a caixa foi produzida e, depois do consumo, volta como matéria-prima para produzir novas caixas (Anguti Estatística, Relatório Anual 2017 ANAP).