Institucional
15/11/2021

Black Friday: como aproveitar a data para melhorar seu faturamento?

As vendas online dominaram a Black Friday 2020 e a tendência é de que não seja diferente este ano. Prova disso é que, segundo o site E-Commerce Brasil, o faturamento dos e-commerces na segunda quinzena de novembro do ano passado cresceu 30% em relação ao mesmo período de 2019, alcançando a marca de R$3,1 bilhões.

E quais estratégias você pode aplicar para ter uma vantagem competitiva?

1. Antecipação de Oportunidade

O Esquenta Black Friday é uma ação promocional antecipada que pode ser realizada durante todo mês da Black Friday ou somente durante a semana do evento para ampliar a expectativa do consumidor e ajudar a diluir as vendas, dessa forma, não é necessário investir em infraestrutura e mão de obra extra para atender uma alta demanda de apenas 02 dias.

2. Boa experiência

A praticidade da venda pela internet trouxe uma grande vantagem para o consumidor: a facilidade em pesquisar e comparar os preços e diferenciais de cada marca. Mesmo aqueles que pretendem comprar em lojas físicas, utilizam-se da internet para fazer uma pesquisa e ser mais assertivo em sua escolha. Por isso, é fundamental que o foco esteja no consumidor, com um atendimento impecável e uma boa experiência de compra, como o unboxing.

Além disso, como é uma data que os clientes estão mais propensos a gastar, criar combos promocionais com produtos é uma oportunidade de aumentar o ticket médio por produto. Isso também melhora a experiência do consumidor que poderá encontrar tudo que precisa de forma facilitada e em um único lugar, o que reduz o valor de frete caso tivesse que comprar em diferentes lojas.

3. Agilidade na Entrega

O prazo de entrega tem se mostrado como um fator decisivo para o cliente na hora de efetuar suas compras, mesmo que isso signifique pagar um pouco a mais para receber o produto com mais agilidade.

As últimas edições da Black Friday mostraram que o Sedex foi a opção de frete mais escolhida pelos consumidores que tiveram seus produtos enviados pelos Correios. Se a sua empresa possui loja física, uma boa opção é possibilitar a retirada do produto no local.

4. Posicionamento da Empresa

A Black Friday é uma ótima oportunidade para ganhar visibilidade. Muitas empresas aproveitam da data e do movimento gerado nos e-commercers para se comunicar de forma mais direta com o consumidor. Isso significa que nem sempre fazer uma ação de vendas está relacionado a oferta/desconto. Em muitos casos, é possível aproveitar a alta demanda para poder colocar em evidência os diferenciais da empresa, como ser uma empresa “ecofriendly” ou apoiar causas sociais. O importante é mostrar para o consumidor que a marca tem valores com os quais ele pode se identificar. Isso, inclusive, tem sido bastante relevante para fidelização dos clientes.

5.  Não faça parte do time “Black Fraude”

Apesar da grande repercussão que a Black Friday promove no e-commerce, de acordo com a pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, cerca de 64,4% dos consumidores não acreditam que exista desconto real nos preços praticados pelas empresas.

A empresa que “finge” desconto para conquistar atenção do cliente acaba perdendo a credibilidade com o cliente e perde a oportunidade de fidelizá-lo.

DICA EXTRA

Quando se trata de e-commerce, a embalagem continua sendo um grande porta-voz da marca e responsável pela conexão entre comprador e a empresa. Além de garantir a segurança no envio do produto, ela também é o primeiro contato com o cliente, por isso, ter uma atenção extra nas embalagens da sua empresa pode representar a preferência do cliente em compras futuras.

Veja o exemplo da Tintaglia, uma assinatura de livros de histórias fantásticas, cujas caixas são personalizadas mensalmente de acordo com o tema do livro que será enviado, dessa forma, o assinante é surpreendido antes mesmo de abrir o conteúdo da caixa. Muito legal, né?

Caixas Tintaglia personalizadas
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E você, gostou das nossas dicas para aumentar o faturamento durante a Black Friday? Quais outras estratégias você acrescentaria?Compartilhe com a gente!

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