A embalagem é muito mais que uma caixa de transporte. 📦
Separamos um checklist de tudo o que você precisa considerar na hora de montar aquela identidade pro seu produto.
1. Dimensão
Item primordial para auxiliar na logística ou melhorar a comunicação do produto no seu ponto de venda.
2. Funcionalidade
A funcionalidade da embalagem é fundamental para o melhor uso e aproveitamento do produto. Deve-se considerar aspectos como forma facilitada de abertura e de uso, consumo ou aplicação do produto, e sempre que possível, fechamento da embalagem.
3. Cor e imagem
A cor é um elemento eficiente de identidade de uma marca ou de um produto. É preciso que o produto tenha uma cor claramente definida. Já a imagem agrega significado ao produto, ajudando na compreensão das características, expressando claramente do que se trata o produto, a forma de consumo e o uso mais frequente.
4. Logomarca
O logotipo é a assinatura do produto. Quando o produto tem nome, o logo precisa estar escrito numa letra desenhada, diferente das demais utilizadas na embalagem, fazendo com que o logotipo tenha personalidade e expressão únicas.
5. Textos regulamentares
Este tipo de texto precisa estar de acordo com a legislação do país vigente ou de destino do produto, inclusive informações do idioma local. É preciso consultar a legislação e as exigências de rotulagem de cada país e de cada categoria de produtos, pois elas têm exigências diferentes.
6. QR-code e site
O QR Code transfere ao produto atributos positivos, pois ele está associado à modernidade e a tecnologia. Mas atenção para onde o consumidor vai parar quando ler o código. Quando fizer uso do QR Code em produtos para exportação, o link de acesso a informações deve estar no idioma do país de destino do produto. ntegração da embalagem com a Web é fundamental, principalmente nos mercados internacionais. É preciso “convidar” o consumidor a visitar o site, oferecendo informações úteis e interessantes. Não basta colocar o site junto com endereço da empresa, o site precisa estar destacado, em tamanho legível e acompanhado do convite: “Visite nosso Site” ou convites similares.
Procure aproveitar sua embalagem para divulgar sua empresa e seus produtos. Além de fundamental para requisitos básicos como armazenamento, transporte e durabilidade, a embalagem pode ser utilizada para alimentar o negócio da empresa, e ela faz isso quando se torna competitiva e é utilizada como ferramenta de marketing.