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22/1/2025

Os 4 pontos chave da Inteligência de Embalagem para 2025

Não é inteligente desperdiçar o investimento feito num recurso estratégico tão importante para a empresa.

A embalagem que encontramos no mercado é o resultado da ação de uma cadeia complexa e multidisciplinar onde participam profissionais qualificados e especialistas em diversas áreas do conhecimento técnico e científico que resulta ao final do processo num item que desempenha uma série de funções com os objetivos básicos de conter, proteger o produto, garantindo sua integridade até a entrega final ao consumidor em perfeitas condições de consumo.

Mas além das funções básicas, a embalagem dos produtos de consumo desempenha também as funções mercadológicas, ou seja, elas precisam chamar a atenção dos consumidores através do seu design, comunicar as características e atributos do produto. Competir com seus concorrentes, agregar valor e significado para vencer a barreira do preço e conquistar a venda e, uma vez adquiro pelo consumidor ela precisa oferecer uma boa experiência de uso e promover a recompra identificando o produto para que ele possa ser encontrado novamente.

Para a imagem e construção da marca, a embalagem desempenha uma função primordial pois é ela o representante da marca que está presente no momento mágico em que o consumidor vive a experiência com o produto, associando seu valor e benefícios ao seu fabricante.

Por todos esses motivos, o custo da embalagem não pode ser avaliado simplesmente como se ela fosse apenas um insumo de produção, pois, se isso ocorrer, toda a contribuição estratégica que a embalagem oferece para o negócio da empresa será desperdiçada por ter sido reservando a ela apenas o papel de “carregar” o produto até o mercado.

No novo cenário competitivo com seus grandes desafios, a embalagem não pode ser utilizada apenas para carregar o Produto, ela precisa contribuir para o Negócio da empresa gerando valor e tonando 

seus produtos mais competitivos.

A inteligência de Embalagem propõe que um item tão valioso e estratégico não pode mais ser usado apenas para carregar o produto, mas precisa ajudar o negócio da empresa desempenhando as funções inteligentes apontadas a seguir: 

  1. O Consumidor não separa a embalagem de seu conteúdo. O design da embalagem é ao mesmo tempo expressão e atributo do conteúdo sendo através dele que os consumidores avaliam e atribuem valor percebido capaz de diferenciar os produtos no momento da compra.

Lembrando que “coisas iguais não tem valor diferente”, sabemos que é a embalagem que torna diferente coisas iguais e por isso, seu design não pode ser “inferior” ao design de seus concorrentes pois se isso ocorrer, o produto estará em inferioridade na competição.

Os gestores de embalagem e os profissionais de marketing responsáveis em conduzir seus produtos num ambiente de competição cada vez mais agressiva, precisam adquirir o hábito de visitar os pontos de venda para avaliar o desempenho de seus produtos comparados aos dos concorrentes que estão a seu lado.

  1. 90% dos produtos encontrados num supermercado não tem apoio de marketing ou verba de comunicação e dependem exclusivamente da embalagem para competir.

A embalagem é uma poderosa ferramenta de marketing a custo praticamente zero já que seu custo está embutido no preço final do produto.

Utilizar a embalagem como suporte para ações de marketing como promoções, oferecimento de Brindes, montando kits promocionais com descontos, itens grátis e outros acréscimos, comunicação na embalagem outros produtos da empresa no verso das embalagens, são alguns exemplos amplamente encontrados como exemplos no mercado e que estão ao alcance de todas as empresas realizarem. 

  1. A internet e as redes sociais são hoje amplamente reconhecidas como formadoras de opinião e geradoras de venda indispensáveis ao sucesso de qualquer produto e a embalagem se revelou o veículo mais eficiente para conectar o consumidor com este ambiente, para construir e ampliar relacionamentos com seu público.

Com o QR Code, um novo horizonte se abriu para essa integração e no futuro, toda embalagem deverá trazer um Código desse tipo para manter, ampliar relacionamentos e conquistar novos consumidores.

Ações de marketing conectando o consumidor com sites promocionais tem gerado resultados expressivos para as empresas que as realizam.

  1. É difícil, caro e demorado inovar no produto. Inovar na embalagem é a forma mais eficiente de comunicar diferencial e obter vantagem competitiva no ponto de venda, existe uma metodologia prática, manualizada e fácil de aplicar criada para orientar a criação de embalagens inovadoras que surgirão como “algo diferente” ao lado de seus concorrentes tradicionais chamando a atenção dos consumidores e promovendo a experimentação do produto.

Utilizar o Design como diferencial sobre os concorrentes, a embalagem como ferramenta de Marketing e elo de Conexão com a WEB e incorporar a inovação como forma de gerar diferencial e obter vantagem competitiva no ponto de venda são ações permanentes do Programa de Inteligência de Embalagem cujo objetivo é elevar a embalagem na estrutura de marketing da empresa fazendo com que ela seja entendida não mais como custo ou insumo de produção mas como um recurso estratégico de competitividade  aplicado para ajudar o negócio da empresa e fazer com que ela pare de desperdiçar o investimento feito num item tão importante para seu sucesso.

Fabio Mestriner

Designer Professor e Escritor
Autor de livros didáticos sobre embalagens adotados pelas Universidades Brasileiras. 
Foi Presidente da ABRE, Professor da ESPM da Mauá e da Sustentare.
Como designer, conquistou vários prêmios internacionais

https://www.mestriner.com.br

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