Sustentabilidade empresarial: motivos para ser amiga do meio ambiente e vender mais

Aquele perfil de cliente que busca apenas um produto para satisfazer à sua necessidade pessoal está cada vez mais escasso. A nova geração de consumidores se vê como parte de um sistema de compra e venda que interfere diretamente em várias áreas, especialmente na ambiental, que é, por sinal, uma das suas preocupações mais latentes.

O comprador moderno está atento a como o produto é feito, quais materiais foram usados na sua confecção e a procedência deles, se a empresa é parte do problema ou parte da solução quando o assunto é sustentabilidade, o que ela acredita e, principalmente, como coloca esses valores nas suas ofertas. E ele quer encontrar tudo isso no produto que decide comprar.

Diversas pesquisas mercadológicas afirmam que empresas que não são alertas às questões ambientais perdem cada vez mais espaço na preferência do consumidor, especialmente entre a Geração Z, marcada por jovens revolucionários que já nasceram em um contexto tecnológico desenvolvido e usam essas ferramentas para disseminar as suas opiniões, interesses e expectativas.

Uma pesquisa feita pela IBM mostrou que os compradores estão priorizando empresas que são sustentáveis, transparentes e alinhadas com os seus principais valores ao tomar decisões de compra, mesmo que isso signifique pagar mais e mudar os seus hábitos de consumo, atitudes que eles estão dispostos a tomar por marcas que acertam nisso.

Num cenário de incertezas e prejuízos caso nada seja feito para salvar o Meio Ambiente, o consumidor percebeu que o seu poder de compra é uma arma poderosa que pode ser usada para resgatar o que está se perdendo ecologicamente. Seja ao comprar produtos veganos, não usar marcas que testam ou utilizam material de origem animal, que se preocupam em reduzir o uso de plástico ou mesmo embalagens amigas da natureza. O que deve e já está sendo feito por ele é escolher quem desenvolve ações que se alinham com os seus valores e as suas expectativas para um planeta melhor.

Empresas que não estão atentas a esse novo consumidor não têm lugar no mercado contemporâneo, por mais que ofereça o melhor produto. O público sabe quando a marca é realmente preocupada com uma causa e quando apenas se adequa ao mercado, mas não acredita realmente no que prega.

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