Tendências
19/9/2023

3 tendências de embalagens que você deve avaliar para o seu negócio

A embalagem de produtos não é mais apenas um material para proteger ou transportar o produto, mas sim uma ferramenta estratégica para atrair, engajar e conversar com os consumidores. À medida que as expectativas dos clientes evoluem, as marcas estão explorando novas maneiras criativas de se destacar entre os concorrentes.

Listamos aqui três tendências de embalagens que você definitivamente deveria considerar para o seu negócio.

  1. Usar o QR CODE na embalagem

A era digital trouxe consigo a oportunidade de ampliar a interação entre o mundo físico e o virtual. Incorporar um QR code (código de resposta rápida) à sua embalagem é uma maneira eficaz de unir esses dois universos. Ao escanear o código, o cliente pode ser direcionados para páginas da web específicas, vídeos, tutoriais ou até mesmo descontos exclusivos. Isso não só oferece informações adicionais sobre o produto, mas também cria uma experiência interativa e envolvente para o cliente.

Na hora de imprimir embalagens com QR CODE, é importante escolher uma gráfica que compreenda a necessidade da qualidade e da precisão. Um código que não possa ser escaneado devido a problemas de impressão pode prejudicar a experiência do cliente e a imagem da marca.

2. Apostar em embalagens reutilizáveis e sustentáveis

A conscientização ambiental está, cada vez mais, influenciando as decisões de compra dos consumidores. Embalagens que podem ser reutilizadas não apenas demonstram o compromisso da sua marca com a sustentabilidade, mas também podem agregar valor ao produto. Elas ainda podem ser reutilizadas para armazenar outros itens dentro de casa, reduzindo o desperdício e mantendo sua marca presente na memória do cliente por mais tempo.

Nestes casos, a qualidade da impressão e a durabilidade da embalagem são fundamentais para garantir uma experiência positiva ao cliente.

3. Criar experiências de unboxing

Criar uma experiência única e memorável na hora de desempacotar o pedido, pode gerar uma primeira impressão e impactos muito positivos. Isso pode incluir o uso de papel seda personalizado, mensagens de agradecimento, textos e imagens apenas na parte interior da caixa, entre outros. O unboxing pode proporcionar um momento especial que os clientes compartilham em suas redes sociais e lembram com carinho.

Para criar embalagens que proporcionem uma experiência de unboxing inesquecível, é necessário trabalhar com uma gráfica que possa oferecer soluções criativas e de alta qualidade, desde a escolha dos materiais até a impressão final.

De maneira geral, as empresas precisam entender e levar em consideração que as embalagens evoluíram além da sua função básica e se tornaram uma forma de comunicação e diferenciação no mercado. Incorporar tendências como QR codes, embalagens reutilizáveis e experiências de unboxing pode elevar a sua marca.

Escolha a Ingral para garantir que essas tendências sejam implementadas com sucesso no seu negócio.

Continue lendo