Quando a embalagem chega na casa do cliente, na maioria das vezes, ele já sabe o que está dentro - afinal, ele realizou a compra. Mas e durante o trajeto? Por isso, os símbolos de advertência nas caixas são tão importantes para o manuseio e segurança do produto transportado.
Muitas vezes não é possível saber o que tem dentro da caixa, então os símbolos indicam os cuidados que aquela mercadoria precisa ter. Eles não estão ali por acaso. Quem realiza a logística das caixas, muitas vezes não sabe o que está transportando. O objetivo - e o desafio - é que a encomenda chegue ao seu destino em boas condições.
Como os adesivos podem se soltar ao longo do percurso, o ideal é que os símbolos sejam impressos. Nem todas as pessoas envolvidas nos processos logísticos sabem o que contém no interior das caixas, portanto, a prevenção nunca é demais.
Muito provavelmente você já notou nas embalagens uma variedade de ícones de advertência. E por mais intuitiva que sua leitura possa ser, nunca é demais esclarecê-los.
Quais são os símbolos de advertência mais comuns?
Frágil - Este símbolo identifica que há algo delicado em seu interior. Portanto, é preciso manusear a caixa com muito cuidado.
Mantenha seco - O guarda-chuva representa que a caixa e seu conteúdo devem ser mantidos secos, ou seja, devem ser protegidos de qualquer umidade.
Manuseie com cuidado - A imagem das duas mãos ao redor de uma caixa indica que se deve ter muito cuidado ao manusear a embalagem.
Armazene para cima - As duas setas indicadoras para cima mostram a direção para qual a embalagem deve ser posicionada ao ser armazenada ou transportada.
Reciclagem - Este símbolo aponta que a caixa é feita de material sustentável, portanto, pode ser direcionada para reciclagem, minimizando, assim, os impactos ambientais.
Gostou de conhecer?
Aqui na Ingral, por exemplo, muitas caixas já estão sendo impressas com os símbolos. Entre em contato com a nossa Central em caso de dúvidas sobre a impressão de embalagens com os símbolos de advertência.