É normal a gente ver o "M" amarelo e vermelho do Mc Donalds e já associar à rede de fast food, não é mesmo? Ou lembrar daquela marca de roupa que a gente é fã só pelo jacaré estampado. A identidade de uma marca nada mais é que um conjunto de elementos gráficos e visuais - cores, logotipo, tipografia, grafismo e slogan - que refletem o produto ou marca à que ele representa.
Toda marca para gerar valor e sobreviver no mercado precisa de ter essa identidade. É muito importante personificar a empresa e gerar identificação do seu negócio com o seu cliente.
É a identidade visual que influencia na decisão de compra do consumidor. Ter um design moderno no site e instagram, uma loja que gere sensações, uma embalagem que remeta à sua marca e produto, são pontos importantes para criar a experiência de compra necessária para alavancar suas vendas.
Separamos aqui alguns postos importantes para considerar quando pensar na embalagem do seu negócio:
- Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 75% das empresas que investiram em design de embalagem aumentaram as vendas. Esse recurso pode fazer uma grande diferença no domínio de mercado e proporcionar o crescimento das vendas, além de criar um valor significativo para a marca.
- Avalie: os valores da sua marca estão representados na sua embalagem atual? A sua embalagem comunica e valoriza o produto? Esses questionamentos são muito importantes, pois fazer o consumidor se identificar, escolher e levar o produto para casa depende essencialmente de uma boa apresentação.
- Um dos pulos do gato para quem busca uma forma de se consolidar no mercado é criar embalagens que sejam funcionais mesmo após o fim do produto. Isso faz com que o consumidor acrescente novos significados à compra e coloque a marca acima das demais em razão de sua funcionalidade extra.
Experiência do consumidor
Uma pesquisa publicada na revista Journal of Consumer Psychology, especializada em aspectos comportamentais do consumo, destacou a importância do design de embalagens para a experiência de consumo.
Desse estudo podemos tirar algumas lições:
- Produtos envoltos em embalagens mais bem elaboradas eram escolhidos, mesmo quando se tratava de marca desconhecida e quando estavam posicionados próximos a outras já consolidadas no mercado;
- Embalagens mais bem-acabadas atraiam mais rapidamente o consumidor e isso demonstra o poder de encantamento do cliente;
- O grupo de pessoas que participou do experimento, sem saber o que estaria sendo avaliado, escolheu, em sua maioria, produtos cujo apelo do design era alto, mesmo quando os demais eram de marcas mais conhecidas ou oferecidos a preços mais baixos.
Tudo isso pode ser explicado porque o ser humano direciona seu comportamento de acordo com estímulos cerebrais, que associam cores, formatos, texturas e matizes a sensações como prazer, alegria, excitação ou dor, medo, tristeza ou ainda relaxamento, paz e tranquilidade.
Os resultados dessa pesquisa mostram algo que não pode passar despercebido por um empreendedor: design de embalagem é um diferencial competitivo tão poderoso que é capaz de fazer marcas desconhecidas ganharem destaque mesmo diante de outras já estabelecidas e reconhecidas pelo público em geral.
Fonte: Grupo Ideia, Ponto Design e GS1