Tendências
9/8/2021

Melhore a experiência do seu cliente

Que a embalagem é o seu ponto de contato com o cliente, você já sabe. Ela também deve ser sustentável, inovadora e ajustada para seu produto. Por isso, reunimos o que é essencial avaliar para que a sua embalagem e o seu produto seja a estrela do unboxing junto ao seu cliente.

O E-commerce e o delivery estão presentes no dia a dia dos consumidores, por isso, após a jornada de compra do seu cliente, a última etapa é a entrega do produto. Gerar valor e mostrar que a sua empresa oferece exatamente o que o cliente comprou é o ponto chave deste processo. 

Neste sentido, utilizar embalagens virou parte da estratégia de marketing e contar com uma peça bonita e personalizada virou um diferencial competitivo, fortalecendo a comunicação entre sua marca e o consumidor.

Escolher a embalagem certa é essencial para gerar confiança e fidelizar o cliente.

Aposte em embalagens personalizadas e coloridas.

Nas embalagens personalizadas é possível inserir cores, estampas, elementos, logo, canais de contato, redes sociais e demais informações que divulguem a sua empresa. Ainda, você pode criar embalagens para datas especiais do comércio, impactando o cliente positivamente e fortalecendo a marca.

O unboxing experience é uma estratégia de pós-venda capaz de fidelizar clientes por meio de uma boa experiência no primeiro contato com o produto. Para isso, a embalagem deve ser prática, fácil de manusear, resistente e esteticamente agradável, transmitindo a personalidade da sua marca para quem está recebendo

E isso se comprova com números! De acordo com dados da consultoria PwC, 86% dos consumidores topam pagar mais por uma ótima experiência.

Proteja seu produto com responsabilidade ambiental

É essencial escolher as embalagens certas para cada tipo de negócio e o produto que será transportado. Você deve ficar atento, por exemplo, à matéria-prima da embalagem e ao peso que ela suporta. Os consumidores preferem as embalagens em papel, papel cartão e papelão porque são melhores para o meio ambiente e mais fáceis de serem recicladas.

Embalagens em papel e papelão  além de serem recicláveis, também podem ser feitas de fibras recicladas! Das 4,97 milhões de aparas coletadas no Brasil, destinadas à reciclagem, cerca de 78% são provenientes de caixas de papelão ondulado. Ou seja, a caixa foi produzida e depois do consumo, volta como matéria-prima para produzir novas caixas. Nessa cadeia entra o trabalho de milhares de catadores que se beneficiam com esta cadeia.

Check-list para você não esquecer

Identifique como será a entrega do produto.

Pessoalmente ou delivery rápido: opte por bolsas ou embalagens em papel cartão. Caso a mercadoria seja frágil ou a entrega for por correio ou transportadora: prefira o papelão.

Encontre o tamanho e modelo ideal para o seu produto.

Embalagens muito grandes podem encarecer o frete ou movimentar o produto durante o transporte. Além disso, existem embalagens com tampa, coladas ou com travas para cada necessidade. Avalie o que melhor se encaixa com a sua necessidade.

Defina a quantidade que irá contratar.

Lembre-se que a embalagem dá volume. Faça uma média de consumo de 1 a 3 meses das embalagens. Não compensa comprar para o ano todo, a comunicação pode mudar e você perder a chance de criar várias ações no ano.

Defina a comunicação da sua embalagem.

O que você quer transmitir? É interessante abordar o tema sustentabilidade? Como seu cliente deve se sentir ao receber o produto? Existem empresas de embalagem que lhe auxiliam neste processo.

Diferencie-se dos concorrentes.

Aposte em projetos ousados e que chame a atenção. Você sabia que já existe tecnologia para imprimir em papelão com várias artes diferentes em um mesmo pedido? Você pode criar ações específicas para cada público ou criar embalagens colecionáveis.

Aposte em brindes e QR-code para interagir com o seu cliente. 

Quanto mais ele postar e se expressar em rede social, mais sua marca aparece!

A embalagem deve ser pensada de forma a agregar valor ao produto. Ela é a forma mais barata de publicidade, uma vez que seu custo já está embutido na produção da sua mercadoria. O uso consciente da embalagem como ferramenta de comunicação permite à marca conversar com seu público sobre seus valores, cultura e crenças. É uma oportunidade para consolidar a sua marca no mercado e criar uma imagem positiva. 

Relacione o custo da embalagem e do produto e avalie o que o mercado procura em termos de precificação e posicionamento.

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