Press kit: uma maneira de tornar a sua ação ainda mais relevante para o público
Sabe aquela ação de marketing da sua empresa para divulgar um lançamento, uma campanha ou um novo produto? Uma forma de torná-la ainda mais relevante e atrativa, em busca de mídia espontânea - ou seja, não paga - nos meios de comunicação, é enviando um press kit para a imprensa.
Mas afinal, o que é o press kit?
Geralmente, esse kit é composto por uma carta de apresentação, também conhecido como release, e outros itens que possam expressar as características do projeto ou ação que deseja divulgar.
Um bom press kit irá reunir, principalmente, dados e informações institucionais para noticiar a novidade da sua empresa. É o momento de “presentear” a imprensa e tornar a marca relevante para os jornalistas, visando a aproximação com os formadores de opinião para conseguir um espaço espontâneo na mídia.
Este espaço pode ser nos veículos de imprensa mais tradicionais, como sites de notícias, jornais ou revistas, porém, com o avanço das tecnologias e a internet como um potente meio de comunicação, isso vem mudando um pouco.
Outras formas de utilizar o press kit
Nos dias de hoje, com a importância e a influência que a internet tem na vida das pessoas, as empresas passaram a utilizar o press kit para outros fins e para alcançar outro público além da imprensa.
Atualmente, os press kits são preparados para serem enviados aos influenciadores digitais e conseguirem publicidade nas redes sociais. Este é o chamado marketing de influência. Estes influenciadores gravam vídeos para as suas páginas na internet realizando um “unboxing” (ou seja, desempacotar a embalagem) do kit que possuem grandes chances de viralizar e fazer sua marca alcançar um grande público.
O press kit pode ser ainda corporativo, quando empresas o utilizam para presentear os principais clientes em datas específicas, ou ainda voltado para os funcionários. Ele pode ser entregue em situações de boas-vindas, agradecimentos, eventos e outras comemorações especiais, até mesmo utilizado para motivar os colaboradores e estimular as vendas.
Como montar bom press kit?
Para montar um press kit eficiente, você precisa:
- Conhecer o seu público-alvo - Desta forma, você vai saber exatamente para quais pessoas enviar o press kit;
- Traçar os objetivos e estratégias que o press kit terá;
- Pensar fora da caixa para surpreender e impactar quem irá recebê-lo;
- Ter os itens certos para o press kit.
Neste último ponto, a Ingral pode ajudar você, pois produzimos diversos itens que compõem um bom press kit - inclusive, claro, as embalagens.
E quais itens podem ter no press kit?
Junto com a carta de apresentação, o ideal é que o press kit tenha objetos interessantes e capazes de traduzir na prática o serviço prestado.
Entre os itens presentes no kit, podem estar: pastas, calendários, cadernetas, blocos de anotação, caderno organizer, moleskine, entre outros.
Veja abaixo alguns produtos que a Ingral já produziu para os press kits de clientes.
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