As tendências de embalagens para 2024 refletem uma evolução contínua nas preferências dos consumidores, impulsionada por fatores como sustentabilidade, tecnologia e uma abordagem mais centrada no cliente e na experiência.
As empresas que desejam se manter competitivas precisam estar cientes dessas tendências e, claro, devem investir em embalagens que atendam a estas novas necessidades de consumo.
Com base nisso, algumas tendências que devem receber destaque este ano, são:
- Minimalismo sustentável: Combinação de design minimalista com materiais sustentáveis e recicláveis.
- Tecnologia na embalagem: Experiências interativas com uso de QR Codes, integração com rastreabilidade e informações detalhadas sobre o produto/campanha/promoção, e impressão 3D.
- Impactos sensoriais: Utilização de texturas, relevos e acabamentos táteis para criar uma experiência sensorial ao toque.
- Cores vibrantes e contraste: Combinação de tonalidades vivas com elementos visuais que contam a história da marca.
- Personalização: Embalagens adaptadas com base em preferências, localização geográfica ou eventos específicos, e impressão digital que facilita a produção em tiragens menores com designs personalizados.
- Simplicidade e clareza: Foco em comunicar a mensagem da marca de maneira clara e direta, utilizando tipografia legível e elementos gráficos simples.
- Embalagens reutilizáveis: Designs que incentivam a reutilização, seja por meio de embalagens duráveis e funcionais, com a ideia de prolongar a vida útil da embalagem.
Estas são só algumas das tendências que devem permear a produção de embalagens durante todo este ano. Estética, funcionalidade, sustentabilidade e interatividade irão criar experiências envolventes para os consumidores mais exigentes e conscientes social e ambientalmente.
A Ingral adora um desafio. Vamos criar juntos uma embalagem INovadora para o seu negócio em 2024?